O fotógrafo Sebastian Palmer explora a epidemia de crack no Brasil em seu mais recente ensaio denominado 'Ghosts', feito na Cracolandia em São Paulo.
Cracolândia é uma denominação popular para uma região no centro da cidade de São Paulo, nas imediações avenidas Duque de Caxias, Ipiranga, Rio Branco, Cásper Líbero e a rua Mauá, onde historicamente se desenvolveu intenso tráfico de drogas e meretrício.
Durante o final da década de 1960, com o surgimento do chamado cinema marginal, houve um crescente desenvolvimento da atividade cinematográfica nesta região da cidade. Diversas produtoras e alguns cinemas lá surgiram nesta época.
A Boca do Lixo pode ser considerada o berço do cinema marginal, de diretores como Rogério Sganzerla, Ozualdo Candeias e Júlio Bressane, entre outros. Os filmes marginais, ligados à Boca, eram sempre permeados de muita sexualidade, escracho e esbórnia. Durante a década de 1980, essa produção intensificou o teor sexual e entrou no período que ficou conhecido como a fase da pornochanchada. A Boca foi responsável por mais de 700 títulos nesta época. Hoje a região é um celeiro crescente de pessoas que vivem em situação de miséria e dependência química.
A série 'Ghosts' é um retratos em preto-e-branco do efeito devastador do Crack na vida dessas pessoas, dessas vitimas do cotidiano sufocante das metrópoles, verdadeiros zumbis que vagam cambaleantes por uma existência inócua condicionados a tragar a morte e soprar para o alto o pouco que lhes resta. Com o olhar fixo na câmera, eles deixam transparecer resquícios de uma emoção que convida o espectador para dentro de seu mundo cinza; uma sinfonia sem fim do caos.
Anônimo
sábado, 11 de abril de 2015